Estação de Ouro Preto

A Estação de Ouro Preto é um complexo composto pelo antigo casarão que abrigava a estação ferroviária de Ouro Preto, por vagões fixos localizados nos arredores do prédio e pela Tenda Cultural da Estação.

Hall de Entrada [+]

O Hall de Entrada da Estação de Ouro Preto abriga uma exposição museográfica composta pelos totens Evolução Arquitetônica das Estações, com gavetas interativas que convidam o visitante a conhecer as características e singularidades arquitetônicas das estações.

Além disso, há painéis videográficos que exibem fotografias antigas e recentes de Ouro Preto e Mariana.

Espaço UFOP [+]

O Espaço UFOP reúne parte do acervo do Setor Ferroviário do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP, com informações e objetos relacionados às máquinas a vapor e sua vinculação à extração do minério e ao desenvolvimento das locomotivas.

Com isso, o visitante pode conhecer mais sobre a expansão da mineração no Brasil e obter informações sobre as antigas práticas de ensino adotadas na Escola de Minas.

Sala da Maquete [+]

A Sala apresenta a Maquete Ferroviária, que reproduz, com detalhes, o trajeto do trem entre Ouro Preto e Mariana. Há, ainda, duas réplicas de locomotivas, além do móvel que traz a linha do tempo da ferrovia no mundo e no Brasil e, particularmente, nas duas cidades mineiras.

Nesse espaço encontra-se também o móvel Paisagem em Movimento, que conta a evolução urbana de Ouro Preto, com destaque para a chegada da locomotiva.

Sala de Memórias [+]

A Sala de Memórias foi projetada como um espaço museográfico contemporâneo, em que os visitantes são apresentados à produção do Vale Registrar; história, tradição, conhecimento e sabedoria popular registradas e exibidas por monitores e recursos multimídias variados.

O acervo disponível na Sala de Memórias inclui 165 entrevistas de História Oral, sendo 117 entrevistas de Histórias Temáticas como Ferrovia e Tecelagem, e 48 entrevistas de História de Vida; 1.249 depoimentos registrados pelas videocabines; 15 vídeos produzidos pelos cursos e oficinas que beneficiaram 329 moradores da região; 4 videodocumentários e 2 vídeos educativos.

Vagão Biblioteca [+]

Vagão Biblioteca conta com um acervo de 2616 livros, além de periódicos, DVDs de filmes nacionais e estrangeiros e jogos como xadrez, dominó, quebra-cabeça, palavras-cruzadas, jogo da memória, dentre outros.

Os usuários da Biblioteca podem fazer a carteirinha para retirada de livro emprestado. O cadastro é feito mediante apresentação de foto 3×4 e dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência atual. Para os menores de dezoito anos, será necessário o comparecimento de um responsável e a apresentação de documentos do mesmo.

Vagão Sonoro-Ambiental [+]

O Vagão Sonoro-Ambiental, localizado no entorno do prédio da Estação, é um vagão fixo composto pela escultura Resíduos Sonoros, construída com sucatas variadas e utilizada para apresentações musicais, aulas de musicalização e interações pedagógicas.

A estrutura do vagão abriga, ainda, uma Oficina Ecológica de Construção de Instrumentos Musicais, aberta ao público visitante.

Tenda Cultural [+]

Montada na área externa ao casarão, a Tenda Cultural é utilizada para a realização de atividades do Programa de Educação Patrimonial, bem como para eventos de caráter artístico, cultural e educativo propostos por parceiros locais.

Também configura-se como local de encontro da comunidade da região, sendo sempre solicitada para a realização de eventos de escolas públicas e atividades culturais de destaque.

Vagão Café de Ouro Preto [+]

O Vagão Café é um espaço que oferece aos visitantes infra-estrutura completa de lazer e gastronomia, aberto de sexta a domingo e feriados.

O ambiente é equipado com móveis confortáveis e com mesas na área externa, que fazem do Vagão uma agradável opção de entretenimento para quem visita a estação.

Exibir mapa ampliado